JESUS CRISTO HOMEM REVELA O QUE É BLASFEMAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO.
O tema é: "A Blasfêmia Contra o Espírito Santo". Olhem, eu nunca havia falado disso, que tema. E este tema me saiu por causa de um pastor que se aproximou de mim e me disse: - Apóstolo, qual é a blasfêmia contra o Espírito Santo? -. E você sabe que no sistema dizem que a blasfêmia contra o Espírito Santo é zombar das línguas, zombar de uma manifestação espiritual de falar em línguas ou zombar de alguém que esteja dando voltas no nome do Senhor, muito entusiasmado. E alguém diz: - Olhe, isso é do diabo, isso é da carne -, pensam que é isso. Mas, este pastor com essa pergunta me levou a este tema, porque eu li para ele e quero convidar vocês a ler onde começa esta exortação no livro histórico de Mateus.
Vamos a Mateus, capítulo 12, para que você não cometa essa blasfêmia. Quantos não querem cometer a blasfêmia contra o Espírito Santo? Olhe, e quem quer isso, meu Deus? Diz que não há perdão. Veja bem, há salvação, porém, não há perdão para aquele que comete essa blasfêmia. Agora, está salvo, porque a salvação é certa, mas não tem perdão para entrar no reino, para reinar em vida. Explicaremos isso agora. Todos com Bíblia? Mateus capítulo 12. No calqueo passado, que imagino que estará sendo dado aqui no domingo ou na próxima semana, porque há um atrasado e eu já trazia este e eu, quando me vem a revelação do Senhor, não posso pregar uma velha, senão, a que eu tenho em meu espírito. Parece que é difícil para eu falar sobre a anterior, a menos que não tivesse um calqueo novo. Porém, quando o Senhor me deu este, me enchi desta informação e agora não posso repetir a de quarta feira passada. Então, há um por aí atrasado.
Eu estive dizendo que uma das coisas de nosso ministério que mais incomoda é o apostolado. Há pessoas que dizem: - Olhe, isto sobre a graça é assim, mas, apostolado, um homem, tanta coisa, tanta idolatria com ele -. E os correios eletrônicos que eu recebo incomodam, são bastante diariamente, são tantos que o pastor Carlos Cestero às vezes passa seis horas por dia respondendo cartas e respondendo e respondendo. Há uma grande demonstração de incomodo pelo reconhecimento que me é dado como apóstolo. E eu então sempre fico me perguntando sobre estas coisas, parece que o Senhor me diz: - Sete anos de graça, sete anos de apostolado, ambos são necessários. Se não entendem o apostolado, a graça lhes escapa das mãos, porque o apostolado é quem controla, ou melhor, é quem faz com que as pessoas andem na unidade do espírito -. De maneira que se tanto apostolado está incomodando também a você, seja paciente e sofra penalidades com o tema. Sim? Porque esse é o tema que traz mais polêmica.
Então, lemos em Mateus, capítulo 12. Vamos ler o verso 31. Diz: "Portanto digo-vos: Todo pecado e blasfêmia será…" Quê? "… perdoado aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito…" Que diz? "… não lhes será perdoada. Qualquer um que disser alguma palavra contra o Filho do Homem, lhe será perdoado; porém, o que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no vindouro". Rapidamente, vamos agora a Marcos, para poder ver o que é a blasfêmia, quando ele disse: “o que blasfemar contra o Espírito Santo”.
Marcos, capítulo 3, verso 29 e 30. Este é um tema muito interessante e muito educativo. Diz o verso 29: "Porém, quem blasfemar contra o Espírito Santo, jamais terá perdão, senão, que é réu de juízo eterno. Porque eles haviam dito: Tem espírito imundo, falando de Jesus”. Em outras palavras, Jesus disse a eles: - Olhem, não há problema que vocês blasfemem contra mim, eu sou filho de Maria, esse corpo é judeu. Mas, se blasfemarem contra o que está dentro de mim, que é Deus mesmo... -. Porque diziam que ele expulsava demônios por Satanás. Ele disse: - Não há problemas que vocês digam o que lhes dá vontade sobre Jesus de Nazaré, mas não do que está dentro de Jesus de Nazaré que é Deus mesmo, aí não há perdão -. E então, uma das coisas que o pastor me perguntava: - Pastor, mas por quê não tem perdão neste século nem no vindouro? -. Porque Jesus estava falando daquele século que estava presente, porque ele não havia morrido na cruz. Depois que ele morreu começou o século vindouro faz dois mil anos. E então ele disse: - Enquanto eu estiver vivo não será perdoado, mas, depois, no século vindouro o Espírito Santo estará na terra -.
Vamos ver como é que o Espírito Santo está na terra. João. Vamos a João, capítulo 14. Olhem, estamos lendo todos os livros históricos nesta noite, menos Lucas. E isto é história, sabe porquê? Porque todos se contradizem. Mateus contradiz a Marcos, Marcos contradiz a Lucas, Lucas aos demais. Assim que, foi como eles o viram. Verdade? Eles viveram, ouviram e falaram conforme eles perceberam. Lemos a João, capítulo 14, no verso 26, você vai ver que no século vindouro Jesus já não estava aqui na terra. Porém, o espírito Santo estava na terra com um trabalho muito especial. Veja o que diz o verso 26, diz: "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome; o Pai enviará em meu nome, ele, esse “ele” chama a atenção, está falando de uma pessoa, ele vos ensinará todas as coisas e vos lembrará…". Note bem que ele não viria ensinar nada novo. Ele viria te recordar algo que você se esqueceu. Teu espírito sabe disso, porque o teu espírito foi ensinado por ele desde antes da fundação do mundo; teu espírito, teu espírito começou nos céus. O pai e a mãe não têm poder para criar espíritos, só Deus cria o espírito e Deus não está criando espíritos novos. Esses espíritos foram criados desde antes da fundação do mundo.
E por causa de haver algum visitante, marque, não saia de João, mas veja o capítulo 6, aí mesmo em João, para que você veja a educação desses espíritos porque sempre é bom recordar um pouquinho. O verso 45. Veja o que diz desses espíritos que o homem e a mulher não podem criar. "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Assim que, todo aquele que ouviu ao Pai e aprendeu dele, esse vem a mim". "Todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai”. E isso aconteceu quando teu espírito ainda estava nos céus em forma angelical, que logo que é colocado dentro do ventre de uma mulher, se veste de barro. Por isso Paulo disse: “Tesouros em vaso de barro”. Então, voltando ao Consolador, porque você não poderia blasfemar contra ele. Veja o que diz o capítulo 16, verso 13 de João. Jesus morre, ressuscita, se vai, entra ao mesmo céu, como diz lá em Hebreus, porém, diz que ele enviaria ao Consolador, ao Espírito Santo. E o verso 13 diz: "Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por sua própria conta, senão que falará tudo o que ouvir e vos fará saber as coisas que haverão de vir". Então, você sabe que o sistema pensa que quando ele veio foi no dia de Pentecostes e todos falaram em línguas e estavam como embriagados e tremeu a casa em que eles estavam. Houve uma manifestação carismática, mas ali ele não te guiou a toda a verdade, porque ali não se ensinou nada, pelo contrário, saíram confundidos.
Quer dizer que se “ele te guiará e te fará saber e te recordará todas as coisas”, era o Espírito Santo dentro de um homem. Então, esse Espírito Santo, essa missão estava dentro de Paulo, porque foi Paulo que te guiou a toda verdade e te ensinou todas as coisas e te recordou. É por isso que Paulo dizia: “Renovai-vos no espírito de vossa mente”, não é fazer novo, é renovar. Você só pode renovar aquilo que já existe e que foi deteriorado. “Renovai-vos no espírito de vossa mente”, para que você se recorde. Porque ele vem te fazer recordar de algo que você já era antes de vir a esta terra. E então, aqui vemos que quando Jesus disse: - Olhem, o que blasfemar contra o Espírito Santo, não tem perdão neste século e quando eu morrer e ressuscitar, quando começar os bens do século vindouro, lá tampouco tem perdão -. E então, então está falando que aquele que blasfemar contra os ensinos de Paulo não tem perdão.
E aqui está a prova, Primeira a Timóteo, para que você veja ao vivo esta manifestação. Veja Primeira carta a Timóteo, capítulo 1, do verso 18 ao 20, aqui está a primeira blasfêmia, veja o que Paulo diz. Paulo adverte a Timóteo e lhe diz: "Este mandamento, meu filho Timóteo, te encarrego, para que, conforme as profecias que se fizeram antes quanto a ti, milite por elas a boa milícia, mantendo a fé e a boa consciência, abandonado a qual, alguns naufragaram quanto à fé, dos quais são Himeneu e Alexandre os quais entreguei a Satanás para que aprendam a não…" Quê? Esta é a primeira evidência que Paulo diz: - Vejam, o Espírito Santo em mim, eu sou de Tarso, eu sou um pedaço de carne, porém, eu tive que entregar… -. Paulo era o único que tinha autoridade para entregar alguém a Satanás. Então, estes dois blasfemaram porque violaram o evangelho e entraram em má consciência. Se você viola o evangelho, você entra em má consciência. Ao entrar em má consciência você se vê mal diante de Deus. Então, estes dois se colocaram a pregar a lei e dar vigência a Moisés e ao dar vigência a Moisés violam a fé e caem em má consciência. E então, esta é a primeira manifestação que a blasfêmia contra o Espírito Santo em si, era estar contra Paulo. O Espírito Santo que veio no espírito de Paulo com o ministério de ensinar, recordar e guiar. Quantos entendem?
Vejam, cada pacto que Deus dá ao homem tem advertências, Deus sempre faz advertências quando dá um pacto. Por exemplo, vamos a Hebreus, capítulo 10 para que você veja uma advertência, Hebreus, capítulo 10. No velho pacto ele lhes deu uma advertência no verso 28, veja o que diz, verso 28. "O que viola a lei de Moisés, pelo testemunho de duas ou três testemunhas morre…" Quê? O que viola a lei de Deus ou a lei de Moisés? Não é a lei de Deus, é a lei que era de Deus, porém, Deus a depositou em Moisés, então agora se chama a lei de Moisés. Você violava essa lei e morria sem perdão. Então, o que acontece? Que na vida do apóstolo Paulo, você podia falar de Paulo: - Esse sujeito baixinho, calvo, remelento -. Você sabe que Paulo, quando teve aquela visão os seus olhos foram afetados, quando ficou cego por três dias. Ele voltou a ver, porém, ele não tinha o privilégio de ter isso que eu tenho, naquele tempo não existiam óculos. Por isso ele tinha que escrever grande. Quando eu tiro isso, eu tenho que escrever grande para poder ler o que eu escrevo. Por isso Paulo dizia: “Vede com quão grandes letras eu vos escrevo”, porque ele não podia escrever de maneira nítida, pequenininha, como eu escrevia quando eu estava estudando. Olhe, eu escrevia bem nítido, agora tenho que estar, porém, se Paulo pudesse ter tido isso, então ele poderia escrever com letras normais.
Então, o que acontece? Você podia zombar de Paulo: - Este sujeito. Quem ele pensa que é? Este é o apóstolo? Este é o que gera hoje? -. Não há problemas, mas, se você criticasse o que ele ensinava aí teria problemas porque isso não tem perdão. Não haveria perdão para você, há salvação, porém, não teria perdão. Ou seja, Deus pega e... Se você blasfemasse contra Paulo, por exemplo, vocês se recordem de quando Paulo se encontrou com Pedro e lhe disse: - Você está de condenar, porque você está blasfemando Pedro -. E quando alguém blasfemava contra o espírito de ensino que havia em Paulo, então, imediatamente Deus lhe enviava um espírito enganoso para que cressem na mentira. Bem, Pedro se desviou à mentira e contribuiu para levantar o Vaticano. O primeiro papa foi Pedro, enganando a todas as nações. Quem tinha que chegar a Espanha era Paulo, mas Pedro, quando Paulo disse: “Não pude chegar à Espanha porque Satanás me impediu”, estava falando de Pedro, o contexto era sobre Pedro. Porque Satanás foi destruído depois da cruz do Calvário e já não enganava, o que engana é a carne. Mas neste caso, Pedro, que era uma manifestação diabólica por causa de sua mente diabólica, que não quis se submeter aos ensinos de Paulo. Paulo disse: “Pedro, você está de condenar”.
E se há algum visitante hoje, leia em Gálatas 2:11. Isso nós aqui já sabemos de memória, porém, pode haver alguém que esteja visitando e diga: - Olhe, e por quê? -. Vamos até lá, não nos cansamos de ver Bíblia. Vejam o que diz em Gálatas. Porque Paulo disse a Pedro no verso 11. Verso 11, todos aí? Sim? Por amor aos visitantes, por amor aos que nos vêem pelo vídeo, porque às vezes alguém pensa que como ele sabe, todo mundo sabe e até sabendo as pessoas se esquecem. Porque a revelação às vezes se esquece, por isso Paulo repetia muito. Veja como diz o verso 11, "Porém quando Pedro veio a Antioquía, lhe resisti cara a cara, porque era de…" Quê? E quem está condenado? O que blasfema, Pedro estava de condenar. – Ai pastor! Mas isto nunca foi dito no mundo. Esses são os famosos apóstolos de Jesus Cristo -. Os famosos bandoleiros que estragaram e enganaram o mundo. Famosos sim, mas, verdadeiros não; famosos sim, espetáculos ao mundo, espetáculo de mentira.
Paulo, preste atenção, Jesus disse: “Quando vier o Espírito da verdade, o Consolador, a quem eu enviarei que fará uma função de mestre. Não falar línguas assim e fazer: Aleluia! Aleluia! Como alguns fazem. Não, não, era uma função de ensino, porque ensina, recorda e os guia -. Uma pessoa é a única que pode fazer isso. Os espíritos não ensinam, os espíritos não ensinam. “Espírito da graça”, onde você vê o Espírito da graça? Não, sempre é através de um homem. A lei de Moisés, o evangelho que estava em Paulo. Então, o que acontece? Que quando Pedro se opôs ao Consolador, que era Paulo, o Consolador era Paulo, esse foi quem me consolou a mim e a você com os seus ensinos. Pois então, como Pedro se opôs, Pedro não teve perdão jamais, ele blasfemou. O que blasfema contra o Espírito Santo, não tem perdão nem naquele século nem no vindouro. E ele blasfemou, de maneira que, Pedro nunca teve perdão. Não é como essas pessoas por aí que dizem: - Ah, não critiquem tanto a Pedro porque ele tem direito de se arrepender -. Não tem direito de se arrepender. Porque esse pecado não tem perdão. Para os que pensam que Pedro... Não, não, Pedro nada. Pedro ficou excomungado. E se atreveu a criar um papado que enganou a todo mundo.
- Pastor, você está falando de acordo com a Bíblia? -. Prove-me que não. Com o quê? Com que Bíblia você vai me provar que eu estou equivocado? Com a católica você não vai me provar que estou equivocado e com as versões mais antigas muito menos. Estamos falando a verdade, em linha, estamos falando corretamente, estamos falando sob as instruções do Consolador, porque se fosse de outra maneira, como Paulo diria aí: - Pedro, você está de condenar. Cale a boca, já basta! Não obrigue, não coloque o judaísmo para os gentios. Os gentios são de maior estima do que vocês judeus -. ALÔ! Por isso é que o judeu ainda se acha superior a nós, por causa do engano de Pedro. Porém, se os judeus soubessem: - Os gentios são a nação mais abençoada que há. O povo que não era amado, que agora Deus o toma por sua amada -. “Os mistérios revelados que estavam escondidos para nós, os gentios”, Paulo disse isso, que era para os gentios.
Veja bem, quando se blasfema não há perdão, quando se blasfema não há perdão. Vamos a Hebreus de novo, Hebreus, capítulo 12. Há uma blasfêmia que se cometeu ali. Hebreus, 12:15 ao 17, veja o que acontece. "Olhai bem, para que não seja que alguém deixe de alcançar a graça de Deus; que brotando alguma raiz de amargura, vos estorve…" Vejam, diz: Não deixe de alcançar o quê? A lei de Deus? A quê? “A graça de Deus”. "… que brotando alguma raiz de amargura, vos estorve e por ela muitos sejam contaminados; não seja que haja algum fornicário, ou profano, como Esaú, que por uma só comida vendeu a sua primogenitura. Porque já sabeis que até depois, desejando herdar a bênção, foi rejeitado e não houve oportunidade para o arrependimento, ainda que a tenha procurado com lágrimas". Vejam, ainda com lágrimas. Uma vez que você blasfeme contra o Espírito Santo, ainda que você se arrependa, isso não tem perdão. Isso não quer dizer que você não vai para o céu e que você não seja um salvo. Você é um salvo, porém, nessa área não é permitido a você reinar em vida, os anjos paralisam todo o serviço a teu favor. Você passa a ser uma pessoa como aqueles dois que Paulo entregou a Satanás, levando quedas aqui, dando quedas por lá, aproximando-se da verdade, nunca chegando ao pleno conhecimento dela, as coisas vão mal para você. Tudo vai mal para você porque você blasfemou contra algo que não poderia ser blasfemado. Isso é um pecado, entra aspas. Paulo falava assim para identificar a desobediência que não tem perdão nem naquele século nem no vindouro que nós estamos vivendo.
Então, a blasfêmia contra o Espírito Santo é algo que o povo desconhece. Possivelmente, você nesta noite diz: - Pastor, eu também não sabia disso -. E então, note que Deus em cada pacto, em cada pacto põe advertências: A lei de Moisés não pode ser tocada, Paulo também, Paulo entregava a Satanás. Entregar a Satanás quer dizer: você não tem perdão. Você fica vivo, porém, vai sofrer nesta terra. E então, o que acontece? Hoje eu, porta voz deste evangelho, me encontro da mesma maneira. Você pode falar mal de mim: - Olhe, José Luis fez isto. José Luis aquilo, José Luis isto -. Você pode me empurrar e cair no chão comigo, porém, não toque no espírito de ensino que há em mim, porque você vai ser rejeitado. E eu tenho visto pessoas rejeitadas neste ministério. Olhem, e tem voltado e até falado comigo e me dizem: - Olhe, me perdoe porque eu entendi mal -. – Não, não, tranquilo. Esqueça-se disso, o importante é que você está aqui -, mas olhe, é como se ficasse nublado. Cai um véu sobre eles, como se Deus dissesse: - Não -. Pois é assim que Deus trabalha nos pactos: em Moisés, critica-o; em Paulo, derrube ele no chão; comigo, xingue-me, mas não toque na forma de ensino porque eu tenho visto, eu tenho visto até mortos neste ministério, por causa de tocar neste Espírito de ensino. É melhor você se certificar bem onde você está, não venha mais, porém, se continuar vindo, atenção no que você está ouvindo, porque eu estou te falando em linha com o pacto.
sinto-me: