OS DOIS EVANGELHOS

 Nesta noite, vamos trazer um tema que ainda que você tenha ouvido muitas vezes, não tem o mesmo corte que se tem dado anteriormente. De maneira que, seja paciente nesta noite, porque hoje, vem este tema que temos ouvido, mas vem com uma outra glória e isto, por causa das milhares de pessoas que ingressam no ministério constantemente. Temos um registro mundial nos últimos meses, são milhares de pessoas que estão conosco de maneira recente e por causa deles, vamos repassar um tema bem precioso. E recebemos que isto faz você ter mais zelo e edificação por esta graça. O tema nesta noite tem como título “Os dois evangelhos”, para os que anotam, “Os dois evangelhos”.
Você sabia que a bíblia apresenta dois evangelhos? Naturalmente, o apóstolo me deu instruções para dividir o tema em três partes. Na primeira parte, a parte A, vamos identificar estes dois evangelhos. Vamos identificar, onde o perito arquiteto diz que há dois evangelhos. Vá procurando junto comigo o livro de Paulo aos Gálatas, a carta de Paulo aos Gálatas, capítulo 2. Diga: EU TENHO A MENTE DE CRISTO ATIVADA PARA ENTENDER ESTES MISTÉRIOS. Assim eu recebo. Gálatas, capítulo 2, versículo 7. Estamos aí? Diz o evangelho: "Antes pelo contrário…" Pelo quê? "…contrário…". Veja que Paulo, faça uma pausa aí, Paulo está falando de algo que é contrário a algo que ele vinha te dizendo. Diga: PELO CONTRÁRIO. É como se alguém apresentasse à você uma informação e você dissesse: - Não, não, não, pelo contrário, aquilo… - Quantos me entendem? Por que ele dizia, “pelo contrário”? Porque no verso 4, veja comigo o verso 4, diz: "E isto, apesar dos falsos irmãos introduzidos …" Como? "…às escondidas, que entravam para espiar nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para reduzir-nos…" A quê? Paulo identifica para você uns irmãos que são o quê? Falsos! Eram irmãos, porém, eram o quê? Falsos! E no verso 6, te identifica também, diz: "Porém, os que tinham…" Os que têm? "…os que tinham reputação de ser algo (o que tenham sido em outro tempo, nada importa; Deus não faz acepção de pessoas), a mim, pois, os de reputação, nada de novo…" Quê?"…me comunicaram."Paulo identifica para você, falsos irmãos e falsos o quê? Apóstolos. Os de quê? Os de reputação.
Então, no verso 7, que é onde estamos agora, diz: "Antes,leia comigo, "Antes, pelo contrário, como viram que havia sido encomendado à mim o evangelho da circuncisão?…"O da o quê?"…da incircuncisão, como a Pedro o da…"Quê? Atente bem, Paulo disse: - Antes, pelo contrário, como viram que “me havia”-, não que “nos havia”, senão que me o quê? “Me havia”, isto fala de uma só pessoa. Quanto aos pactos, Deus não se utiliza de diferentes pessoas, Deus utiliza quantos? Uma pessoa. Ele diz: "…me havia sido encomendado o evangelho da incircuncisão…", para Paulo, "…como a Pedro o da…" Quê? Uma pergunta. Se você leu comigo na sua bíblia, quantos evangelhos você vê aí? Quantos? O da “circuncisão”, e o da “incircuncisão”. Diga: O DA CIRCUNCISÃO – PEDRO. Agora, olhe para mim, O DA INCIRCUNCISÃO – PAULO. Isto está claro? Quantos evangelhos?
Agora, o apóstolo diz aqui, - o que atuou para um evangelho, atuou também para qual? Para o outro -. Quem foi o que atuou nos dois? Deus mesmo. – Pastor, ou seja, Deus atuou nos dois -? Sim, nos dois evangelhos, a única coisa é que o evangelho da circuncisão foi para um povo, para uma nação, o povo o quê? Judeu. E a incircuncisão não foi dada para uma nação, senão para quê? Para as nações. Para a obediência à fé em quantas nações? Em todas as nações. – Pastor, você quer me dizer que se foi Deus quem atuou nesses dois evangelhos, eu posso escolher em qual dos dois viver, a qual dos dois me submeter e qualquer um que escolher estarei bem -? Não. Digo, se você é judeu, tem o direito de guardar o da circuncisão, se você é judeu. Se você é gentio, você tem um apóstolo, você tem um evangelho, que é o da incircuncisão. Por isso, o povo judeu, até o dia de hoje, está tratando de guardar o evangelho da quê? Da circuncisão, porém, se você é gentio, não se meta com isso. Esse não é o seu caminho.
Pelo contrário, veja o verso seguinte, Gálatas, capítulo 1, aí mesmo. Estamos na parte A identificando estes dois evangelhos. Veja aí, Gálatas, capítulo 1, versículo 6 diz: "Estou maravilhado de que tão depressa tenhais vos    “acercado?”, vos tenhais afastado do que os chamou pela graça de …"Quem? O quê aconteceu aos Gálatas, uma igreja de gentios? Se acercaram? Se afastaram, por isso, hoje em dia, veja, ainda que Paulo tenha gerado essa igreja, ainda que Paulo tenha gerado essa igreja, você, vá lá e procure, vá até a Galácia, não sei a que país corresponde hoje em dia, mas vá e procure uma igreja em graça lá para ver se você encontra. Não encontra! Possivelmente você encontre uma sinagoga, possivelmente, encontre outra coisa, mas não uma igreja da graça, que Paulo gerou, porque eles se o quê? Eles se afastaram. Diga: OS DA GALÁCIA SE AFASTARAM. E hoje em dia, não só os da galácia, eles foram naquele tempo, hoje em dia, todo o povo gentio se afastou do único evangelho, do evangelho da incircuncisão.
Veja como Paulo segue dizendo, "…vos tenhais afastado do que os chamou pela graça de Cristo, para seguir um evangelho…" Quê? Um evangelho quê? "…diferente."Ou seja, Paulo te mostra quantos evangelhos? Dois. Eles foram gerados em um evangelho, o da incircuncisão e seguiram o evangelho da circuncisão. Por isso, ele segue dizendo no verso 7, "Não que haja outro…"Porque para os gentios, quantos evangelhos existem? Um. Os gentios têm um evangelho, porém, ele disse: "Não que haja outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem…"Quê? "…perverter o evangelho de…"Quê? Querem o quê? “Perverter”. – Pastor, e quem eram os que “pervertiam”-? Os apóstolos. Hoje vamos te mostrar com muitos versos. Mas os apóstolos, pervertiam o evangelho de quem? De Cristo. Eles mesclaram as práticas judaicas que aprenderam com Jesus de Nazaré e aplicaram-nas à igreja depois que Jesus Cristo já havia ido à cruz. Eles perverteram. – Pastor, e quem poderia identificar isso? Quem tinha os olhos para poder identificar esses dois evangelhos -? Quem? Paulo era o homem, o perito arquiteto, ele disse: - Ali, estão pervertendo. Ali, há dois evangelhos. Não que haja outro, senão, que há quem vos perturbe -.
E diz o verso 8, "Mas se mesmo nós, ou um anjo…"De onde? Do inferno? "…um anjo do céu, vos anunciar outro…"Aí, volta e te diz: "…outro evangelho diferente do que vos temos anunciado, seja…" Quê? "…seja anátema." Seja o quê? Maldito! - Pastor, mas os apóstolos de Jesus Cristo, eles andaram com Jesus Cristo -. Você tem razão, andaram com Jesus Cristo antes de ele passar por onde? Pela cruz do Calvário. Eles andaram com o véu. Qual véu? Jesus de Nazaré era o véu que Deus vestiu e ele guardou a lei, ele foi servo da circuncisão. Por isso, eles te dizem, por exemplo, João te diz: - Olhe, o que nossos olhos viram, o que nossas mãos tocaram, isso nós lhes escrevemos quanto ao verbo -. Não quanto ao ressuscitado, quanto à quem? Jesus de Nazaré. E Jesus lhes disse, veja, Jesus Cristo disse à esses apóstolos: - Pelo caminho dos gentios, não andem -. Pelo caminho de quem? Dos gentios, porque eles não foram chamados para o evangelho da circuncisão, para os gentios. Eles foram chamados para o que receberam de Jesus de Nazaré. – Pastor, isso quer dizer que Jesus de Nazaré lhes ensinou o evangelho da circuncisão -? Não. Ali não diz: - o que ensinou a circuncisão -. Ali diz: - o que “atuou”-. Diga: ATUOU. Anote isso aí. ATUOU, porque Jesus não lhes disse: - Pedro, venha cá, vou te ensinar o evangelho da circuncisão, vou te ensinar outro evangelho diferente -. Jesus não fez isso, Jesus não queria esses dois evangelhos. O que acontece é que como eles andaram com ele, o fato de eles andarem no cotidiano com esse homem que se chamou Jesus de Nazaré, judeu; viram quando ele foi circuncidado, viram-no guardar o sábado, viram-no lavar as mãos antes de comer, viram-no lavar os pés, viram-no comer a páscoa, viram-no guardando o quê? A lei. Então, eles por isso mesmo, porque andaram com Jesus Cristo, isso atuou neles e o que eles te transmitem é isso. Isso mesmo. Não é que Jesus lhes tenha dado instruções. O que acontece é que eles trataram de imitar isso, trataram de imitar essa conduta. Por isso, Pedro te diz em uma de suas epístolas, que o Senhor nos deixou exemplo para que sigais suas o quê? Suas pisadas. E João te diz: - O que permanece nele deve andar como o quê? Como ele andou. Qual? Jesus de Nazaré!
Então, por dois mil anos, isso tem sido ensinado, tem sido vendido, HELLO! Se tem vendido às nações, a idéia de que ser cristão é imitar o que Jesus Cristo fez antes de ir à cruz. Quando na verdade, ser crente é justamente ao contrário, não é imitar, é deixar de lado. Diga: DEIXAR, deixar os rudimentos da doutrina de quê? De Cristo, de Jesus de Nazaré e seguir adiante à perfeição. Deixar essa conduta, não fazê-la, senão, crer que o que ele fez foi suficiente para te imputar sua justiça e sua santidade, isso é muito diferente. Diga: MUITO DIFERENTE. São dois evangelhos muito diferentes. Aqui não estamos falando de que há umas diferenças pequenas. Não, não, não, estamos falando da diferença do branco para o negro, como da água para o azeite, não se misturam. Diga: NÃO SE MISTURAM. Veja, foi por isso que quando Jesus Cristo chamou a Paulo para o evangelho da incircuncisão, lhe disse: - Paulo, não me conheçam segundo o quê? A carne. Veja, que a ninguém conheçam segundo a carne e a mim, se me conheceram segundo esses trinta e três anos…, - Diga: JÁ NÃO LHE CONHECEMOS ASSIM. Não vê você, que Jesus Cristo foi servo da circuncisão? Se você o imita, você torna a ser o quê? Servo da circuncisão. Você vai acabar por imitar a lei. E todos os que dependem das obras da lei estão debaixo de… Diga: MALDIÇÃO. – Pastor, mas aqui diz que se um anjo do céu -. E o quê aconteceu com João? Quem ensinou o Apocalipse à João? HELLO!
 
Veja outra evidência para identificar esse falso evangelho. Segunda carta aos coríntios, você está pensando nesta noite? Você sabe que esses temas assim, quando são repassados vem em outra glória, certo? E eu recebo que você entra em outra glória também, junto com esse tema. Segunda carta aos Coríntios, capítulo 11, estamos identificando os dois evangelhos diferentes, 11, versículo 4. Diz: "Porque se vier alguém pregando a outro Jesus que o que os temos pregado, ou se recebeis outro espírito que o que haveis recebido, ou outro…”Quê? Ou outro o quê? Aí está o “outro evangelho”"…ou outro evangelho que o que haveis aceitado, bem o tolerais.”- Pastor, e quem é que pregava “outro evangelho” -? O  verso 5 te responde, para quê dar voltas? Diz: "E penso que em nada tenho sido inferior àqueles…”Quê? Àqueles quem?"…grandes apóstolos." - Pastor, e eles são grandes apóstolos -? Não. Eles foram grandes apóstolos, eles tiveram reputação. Aonde? Na circuncisão. – Pastor, então esses não são os grandes santos apóstolos -? Não. Você quer ver como é que Paulo os identifica?
Verso 13, o que diz? "Porque estes são…"São o quê? O que diz em tua bíblia, abençoado? Em tua bíblia diz: “falsos”, e na minha também. "…falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, que se disfarçam como apóstolos de…" Quem? Eles não eram apóstolos de Cristo, eles foram apóstolos de quê? De Jesus de Nazaré. HELLO! Uma vez que um apóstolo não esteja na graça, é um apóstolo fraudulento. Porém, apóstolo de Cristo, eu conheço a um, que já não está conosco, que se chama Paulo. Mas, conheço a outro que esse sim, está conosco e se chama como? José Luis de Jesus e esse é o teu apóstolo, esse é um verdadeiro apóstolo. – Pastor, mas como é que vocês se atrevem à dizer isso -? Não estamos nos atrevendo, estamos o quê? Você não está lendo aí em sua bíblia? Eles estavam em outro evangelho, eles ensinavam outro evangelho. Paulo vinha e gerava os gentios em graça e por trás vinham eles fazendo o quê? Fraudulentos, vendendo o bilhete falso, era parecido, porém, não era o verdadeiro. – Pastor, quer dizer que foi isso que, isso é o que tem enganado as nações -? Isto não havia sido dito. Você sabe que, abrindo um parêntese, isto não havia sido dito nem aqui na Colômbia nem em nenhuma parte do mundo e aqui entre nós, Domingo, na televisão, vamos falar disto. HELLO! (Aplausos)
Vá à Gálatas, capítulo2, voltemos a Gálatas, aí mesmo, estávamos bem pertinho, Gálatas 2. – Ai pastor! Tenho medo de nos perseguirem -. Alguém disse por aí, - Se você tem medo, compre um… um cachorro -, e ande sem medo. Amém? – Pastor, quer dizer que o Senhor proibiu a eles de ir aonde estavam os gentios -? Sim, pelo caminho dos gentios não andai. E eles, o quê fizeram? Seguiram isso ao pé da letra? Veja, veja o que Paulo, Paulo, não qualquer apóstolo, Paulo diz a Pedro. Gálatas 2:11, escreva aí, tenha a evidência. Não saia por aí dizendo: - Olhe, na igreja, disseram -. Não, não, não. – Eu li na minha bíblia -, isso é muito diferente. 2:11, diz: "Mas, quando Pedro veio à Antioquia, lhe resisti…”Como? "…cara a cara, porque estava…"Quê? Era de quê? Quem era de condenar? O apóstolo Pedro. Como te pareceu isso ? – O apóstolo Pedro, o que com a sombra…-? Sim? É que aqui, não estamos falando da sombra e nem dos milagres. Estamos falando se eles andavam na verdade ou não. Aqui não está tratando dos milagres e nem das multidões, porque as multidões vão atrás de milagres e atrás dos sinais. Mas você não está atrás disso, você está atrás da verdade, porque conhecereis a verdade, porque conhecereis a verdade e a verdade os fará livres. Não os milagres, o milagre te engana, o milagre te escraviza, a verdade te ilumina e você mesmo se cura, você mesmo se prospera, porque Cristo está dentro de você, o que é muito diferente.
Veja o verso 14, "Mas quando vi que, andavam?, que não andavam retamente conforme a verdade…"A verdade de quê? "…do evangelho, disse a Pedro diante de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu,por quê, sugeres?, por quê obrigas aos gentios a…" Quê? Lindo procedimento, não? Era judeu, mas vivia como gentio, porém, quando chegava até os gentios, lhes ensinava a quê? A judaizar. Como se chama isso? Diga: HIPO… Lhes deu hipo – crisia. Comia como gentio, gostava de carne de porco, a costela assada, ficava todo satisfeito, mas quando vinham os da circuncisão, se apartava e dizia: - Não, não, eu não -. Se limpava com o guardanapo, - Olhe, eu não estava comendo como o gentio. Dê-me um chiclete -, porque ele estava em hipocrisia. Ele estava em outro… evangelho. E quando deu as mãos a Paulo, lhe disse: - Você vai para os gentios, tranquilo, que eu vou para os judeus -, se meteram com os gentios e judaizaram. E num descuido, Tito que era grego, depois você leia lá no capítulo 2, Tito que era grego, que ia em uma viagem apostólica, imagine. Ia bem feliz, disse: - Olhe, que bom, vou com meu apóstolo. Maravilhoso -, e se despediu da família, - Olhe meu amor, vou com meu apóstolo em uma viagem apostólica -. – Meu filho, que tudo saia bem -. E o rapaz se foi por aí, Tito, e num descuido, fffffff!, o circuncidaram. Eu creio que quando Tito chegou em casa, disse: - Meu amor, você sabe da última -?. – O que aconteceu -? Eu creio que a esposa lhe disse: - Bem feito, por andar com Pedro e com os apóstolos fraudulentos -. Estamos entendendo o tema? Diga: DOIS EVANGELHOS. Diga: DOIS EVANGELHOS. Diga: UM É FALSO E O OUTRO É VERDADEIRO. Há evidências para isso? Você leu isso comigo?
Vamos para a segunda parte, a parte B. Evidências do verdadeiro evangelho e do falso evangelho, um paralelo. Evidências do verdadeiro e do falso e esta segunda parte, vamos dividir em três itens. O primeiro: O verdadeiro evangelho te ensina a circuncisão que não foi feita por mãos. Vamos a Colossenses, passe por Gálatas, Efésios, Filipenses e chegue até Colossenses, veja o que representa o verdadeiro evangelho. Eu recebo que você é entendido nisto, Colossenses 2:11 Estamos aí? Diz: "Nele, em Cristo. Nele também fostes, tempo passado, circuncidados com circuncisão não feita por mãos, ao lançar fora de vós o corpo pecaminoso carnal, na circuncisão, de Moisés?" A circuncisão de quem? "…de Cristo." Paulo te diz que há uma circuncisão não feita por mãos. Por quê Paulo te diz que há uma circuncisão não feita por mãos? Porque nos da circuncisão, isso era feito como? Com as mãos. Na “incircuncisão”, não é feita por mãos, essa incircuncisão ou essa circuncisão que operaram em você, fazem dois mil anos. Faz dois mil anos na cruz do Calvário, o Senhor dividiu, circuncidou, separou o corpo pecaminoso carnal, em sua circuncisão, o corpo pecaminoso carnal, o lançou para onde? Fora! Diga: FORA. Para fora de sua presença, não invalida, o que acontece em tua carne não invalida o que há em teu espírito. Quando circuncidou isso, atente bem, com essa circuncisão, Deus colocou você morto ao pecado, morto à lei, morto à Jesus de Nazaré, morto ao velho pacto, morto aos rudimentos. Como você está em relação aos rudimentos? Morto à eles, morto aos demônios, morto ao diabo. Isso ocorreu na circuncisão de quem? De Cristo. Diga: EU ESTOU MORTO À LEI, MORTO AO PECADO, MORTO AO DIABO.
E se você está morto, veja o que Paulo te diz no versículo 20, "Pois se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por quê, como se vivêsseis no mundo, vos submeteis a preceitos tais como: Não manuseies, não proves, nem toques (em conformidade com mandamentos e doutrinas de…”Quê? A dos apóstolos."…coisas que,algumas?todas se destroem com o uso?"Paulo te diz, - Se você está morto em Cristo, ao pecado, morto à lei, morto aos rudimentos, por quê? Por quê ainda você se submete à proibições -? Preste atenção, se você participa de um lugar, chame como se chame, onde te proíbem, - Veja irmão, as pessoas daqui não podem ir ao cinema, aqui, não se pode ir à praia, aqui, as mulheres não podem se pintar assim. Aqui os homens não podem fazer isto, aqui, as mulheres não devem fazer isto, aqui,…-. São o quê? Proibições! Mandamentos de quem? De homens. Então, você está no evangelho da circuncisão, no falso evangelho. – Pastor, e no verdadeiro evangelho, se proíbe -? Aqui você nunca escutará uma proibição porque Paulo disse: Preste atenção, Paulo disse, que em relação a liberdade que fostes chamados, que somos participantes da liberdade de Cristo, que tudo é lícito. Quanto? Tudo. Tudo te é lícito. Nem tudo te convém. Por isso, na graça você amadurece, porque já não te proíbem, já não são mandamentos de homens, HELLO! Senão, que os mandamentos do Senhor foram escritos onde? Em tua mente, em teu coração. Diga: EM MEU CORAÇÃO. Então, já não são os mandamentos produzidos pela lei nem pelo homem nem pelo pastor de tua igreja. É que Jesus Cristo pôs essas leis onde? Em tua mente, em teu coração. “Em suas mentes as inscreverei”, e você não precisa de que ninguém te proíba porque o Senhor está dentro de você e você aprende e você amadurece. Por isso, na graça, você amadurece, na lei, você permanece menino, porque estão te dando proibições. E a quem se proíbe algo? Ao menino: - Não faça isto. Não toque aí. Não passe por aí. Não suba aí. Não assista esse programa de Creciendo en Gracia. Cuidado -! Quando você é maduro, o maduro está em liberdade, ah, e não é qualquer liberdade, nós somos participantes da liberdade o quê? Gloriosa dos filhos de Deus. Diga a quem está do seu lado: EU FUI LIBERTO E SOU PARTICIPANTE DA LIBERDADE GLORIOSA, a liberdade gloriosa dos filhos de Deus.
Por isso Paulo, veja como te diz o  verso 23, abençoado. Veja o verso 23, diz: "Tais coisas têm…” Todas essas proibições. "Tais coisas têm na verdade, certa, certa reputação de sabedoria em culto voluntário, em humildade e em duro trato…" De quê? De quê? Isso é para o corpo, a circuncisão é para o corpo. Esse evangelho trata com teu corpo, com tuas obras."…em duro trato do corpo; porém, não têm…" Diga: NÃO TÊM. "…valor algum contra os apetites…" Contra quais apetites? “…da carne.”  - Pastor, quer dizer que em graça, aqui não se repreende ninguém -? Não, aqui não se repreende. E ainda que vejamos você em debilidades, nós te cobrimos, te suportamos, porque todos falhamos. Porém, não podemos te proibir, porque você não é menino, você é maduro. A lei do Senhor, a lei do Espírito de vida é a que te pastoreia, a palavra de Deus que é viva e eficaz.
A segunda evidência do evangelho verdadeiro e o evangelho falso. Primeira carta aos coríntios, capítulo 5, estamos agora na parte B, vendo as evidências dos dois evangelhos diferentes, identificando dois evangelhos diferentes. Na primeira parte, dissemos que na incircuncisão, o verdadeiro evangelho te mostra a circuncisão não feita por mãos. A segunda evidência é que, segundo o evangelho da incircuncisão você não pode se perder, você é salvo sempre salvo. Veja a Primeira carta aos Coríntios, 5:1. Estamos aí? Diz: "Decerto se ouve que há entre vós…”Quê? "…fornicação, e tal fornicação qual nem ainda se nomeia entre os gentios; tanto que alguém ter a mulher de seu pai. E vós estais   envaidecidos. Não teria sido melhor vocês terem se lamentado, por não ter sido tirado do meio de vós o que cometeu tal pecado?”Tal o quê? Pecado não, porque você não pode pecar. Você está morto ao pecado.Verso 3, "Certamente eu, o apóstolo Paulo, como ausente em corpo, mas presente em espírito, já como presente, tenho julgado ao que tal coisa tem feito. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, reunidos vós e meu espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus Cristo, o tal seja entregue…” A quem? Seja entregue a quem? "…a Satanás para destruição da carne, a fim…”  Diga: A FIM "…de que o espírito, se vá para o inferno,  seja…"Quê?"… o espírito seja salvo no dia do Senhor.”  Diga: O ESPÍRITO SEJA SALVO NO DIA DO SENHOR. – Pastor, quer dizer que Paulo não lhe tirou a salvação -. Não. Os dons são irrevogáveis, uma vez que o Senhor te escolheu desde antes da fundação do mundo, quem pode te separar disso? Paulo disse: “Estou persuadido, que nem a morte nem a vida, nem anjos, nem principados nem o presente, nem o porvir os poderá o quê? Separar do amor de Deus”. Diga: A SALVAÇÃO NÃO SE PERDE.
O que Paulo fez ali? O que Paulo disse: - Vamos entregar este abençoado, já que está em seu corpinho, está fazendo as coisas muito fáceis, está dando um mau testemunho, pois então, vamos entregá-lo à Satanás -. Qual Satanás? A carne. Porque Satanás já foi destruído. O entregamos aos desígnios de sua carne para que termine sendo confundido. Quando uma pessoa é entregue à Satanás, o que acontece com ela? Se mete em problemas, anda sem freio, se confunde, anda em fracasso, perde a direção de sua vida e comete uma quantidade de erros e alguns se vão antes do tempo, morte prematura. Porque Paulo o entregou ao quê? Aos desígnios de quê? Da carne! Agora, Paulo ali te diz: - A fim de que o espírito seja o quê? Salvo -. Seja o quê? Salvo no dia do Senhor, a salvação não se perde. Ah não, no sistema não, no sistema, se você foi afetado pelos apóstolos da circuncisão, ali os resultados são desastrosos. Ali, se alguém o surpreende nessa situação, o que fazem? Te excomungam, perde a salvação, vai para o inferno, porque Jesus de Nazaré falou de quê? De inferno. O ressuscitado, não falou e inferno, quem falou foi Jesus de Nazaré. Ali também, você pode terminar endemoninhado e se você se comportou bem um tempinho e logo se comportou mal, então, vêm sete demônios piores e entram em você. HELLO! Estamos falando verdades? Isso é o que o sistema faz. Quantos conhecem isso? Quantos se identificam com isso? Isso é o que temos visto por anos, porém, na incircuncisão não. Por quê? Porque Jesus de Nazaré na circuncisão, te falou de inferno, um lugar físico. No evangelho, Paulo nunca te fala de inferno e muito menos de diabo. Paulo te diz que na cruz do Calvário o Senhor destruiu ao que tinha o império da morte, isto é, ao diabo. Jesus de Nazaré nos dias de sua carne disse ali em João 12:31, “Agora é o juízo deste século. Agora o príncipe deste século é lançado onde? Fora.”. Como? O que o Senhor fez com o diabo? O lançou fora . Ele o lançou fora e o sistema religioso o traz para onde? Ele o lançou fora e todos os domingos estão a repreendê-lo, dentro. HELLO! Diga: A SALVAÇÃO NÃO SE PERDE. Essa é a segunda evidência para identificar esses dois evangelhos.
Veja a terceira, não quero perder nenhum detalhe, outra evidência é a disciplina do crente, para os que anotam, a disciplina do crente. Você sabe que há certos lugares em que quando se descobre uma pessoa em mentira, a flagram em adultério, em uma fornicação, em alguma falta, porque eles classificam os pecados, certo? Se é adultério, sim, põem a pessoa em disciplina. Se foi uma fofoquinha não, eles não classificam isso. Põem níveis à isso. E então descobrem uma pessoa nisso e o quê eles fazem? Pois, chamam-na à parte e lhe dizem: - O pastor precisa falar com você, irmão -. – Ai Pai! Sim, pastor -. – Veja, temos visto, me contaram aqui que flagraram você em tal situação -. – Ai pastor! Eu queria…--. – Não, não, não, já o flagraram e decidimos aqui com nossos irmãos diáconos que você vai ter seis meses em disciplina. Não pode cantar no coral, não pode exercer seu diaconato e tem que se sentar na última fileira de bancos -.HELLO! Ah, e se o homem continua da mesma maneira, lhe dizem: - Veja irmão, decidimos de comum acordo que vamos tirar a sua membresia -. Como, tirar a membresia? Pois sim. Porque para ele obter a membresia ele teve que passar por uma entrevista para demonstrar que sua conduta era a melhor e então, fazer parte dessa igreja. Olhe, isso foi o mesmo que Paulo fez com esse abençoado que estava em adultério, certo? Tirou a sua membresia? Diga: MUITO DIFERENTE. Isso é o que ocorre e então, o envergonham. Uma pessoa em disciplina nem vai à igreja nem vai à congregação porque se sente mal e por aí andam muitos que dizem que puseram em disciplina.
Porém, na igreja do Senhor Jesus Cristo, HELLO! Nós temos entendido o que diz Hebreus capítulo 12, que ao que o Senhor toma por filho, o Senhor disciplina, corrige e açoita. Quem? O homem? Diga: O SENHOR. Diga: O SENHOR ME DISCIPLINA, não o homem, é o pai, quem disciplina ao filho. O pai não dá o cajado ao filho: - Tome, dê um castigo ao seu irmão -. Não. Deus tem uma ordem, é que ao que ele toma por filho, então, ele mesmo disciplina. – E na igreja, se aqui se descobre, pastor, aqui em Creciendo en Gracia, no evangelho da incircuncisão o que se faz? Se envergonha alguém -? Não, para quê envergonhar se já está envergonhado? O que fazemos, é cobri-lo, restaurá-lo, porque se ele vacila, nós também. O que não vacila de um lado…, o que não tem ginga…, porém alguma coisa, tem, então, você aprende a cobrir. Nunca se falta com o respeito a um abençoado por debilidades, pelo contrário, entendemos que os mais débeis, às vezes, são os mais necessários, no que a pessoa vai crescendo e vai dando um testemunho do que é a vida no evangelho da incircuncisão. Mas, enquanto isso, ninguém, aqui pode chegar uma pessoa cambaleando, apagando o cigarro ali na porta. Como o apresentamos? Perfeito em Cristo Jesus, e ele que se cuide das conseqüências em seus pulmões, de suas coisas. Certo? Mas, quanto a isso, a ninguém, diga: A NINGUÉM CONHECEMOS SEGUNDO A CARNE. Por isso, Paulo disse: - A fim de que esse homem seja salvo no dia do Senhor -, porque esse homem era santo. Esse que estava lá em adultério com a madrasta, como estava? Perfeito, santo. Por isso, a disciplina é para participar de sua santidade, esse é o propósito da disciplina, porque essa pessoa já era santa. – Pastor e se morrer no mesmo momento -? Se vai com tudo, até com os sapatos, santo, se vai com a sua justiça, se vai com seu perdão, porque veja. Ele não perde a santidade, ele não perde o perdão, ele não perde a justiça de Deus. Se ele se perdesse, o Senhor também se perderia, não vê que o que se une ao Senhor é um mesmo Espírito com ele? Diga: A SALVAÇÃO NÃO SE PERDE e diga: QUEM DISCIPLINA É O SENHOR. Estamos claros irmãos?
Quarto ponto, que faz diferença entre verdadeiro e falso evangelho: As finanças. Anotem aí: As finanças. Que diferença há? Veja, nós temos visto, muitos de vocês são testemunhas disso, que viveram muitos anos nesse, que viveram muitos anos no falso evangelho, que quando uma pessoa deixa de dizimar na igreja, o pastor já não olha para ela da mesma maneira, diz: - Mmmm -! O saúda diferente, você sabe, - Tremendo, nos vemos agora -. E alguns são tão atrevidos que mandam até os diáconos, até o chamam, - Irmão, o que está acontecendo? Onde estão os seus dízimos irmão -? HELLO! Isso acontece. Veja, porque o deus deles é o seu ventre. Paulo identificou a esses da circuncisão. – Pastor, e no evangelho da incircuncisão -? Ah, aqui você dizima e se não dizima, então, tremendo, você segue sendo um abençoado. O que acontece é que você entende que ali está a tua prosperidade e você o faz, por amor, mas, a ninguém se acusa. Ah, outra coisa que nos diferencia muitíssimo, entre o falso e o autêntico evangelho, é que aqui, você pode semear milhões e te tratamos da mesma maneira como tratamos aquele que semeia vinte reais. E se você é de uma classe social, um político, tremendo, você é um abençoado com todas as bençãos espirituais e se vem o abençoado que trabalha em outra coisa mais simples, embalando ou fazendo, como temos abençoados aqui que honramos muito, os apresentamos da mesma maneira. Aqui não há disputa. Aqui, a disputa é o povo do Senhor. Todos! Estamos completos e abençoados no Senhor. Lá não. Lá, por exemplo, se sabem que você é uma pessoa formada, - Veja, o irmão tal, o irmão tal, me contaram que o homem tem diploma -. – Não me diga. Sim. Faça-me um favor, traga-o… Vamos pô-lo de diácono. Vamos colocá-lo em algo, para que possamos prendê-lo aqui, para que não se vá porque imagine -. E o irmão que se aproxima por aí, e a irmazinha humilde que dá seus vinte, cinqüenta, - Irmã, cale-se um momentinho porque estou falando aqui com o irmão -. Não há proceder, há acepção de…
Por isso há pessoas que vêm aqui buscando reconhecimento e tem que ir embora daqui porque aqui, o único reconhecimento é para o papai Deus e para o apóstolo que nos gerou nesta graça. De resto, todos somos colaboradores de um só apóstolo e todos nos apresentamos perfeitos, todos estamos completos em Cristo. Mas, isso de que quanto às finanças, posições, privilégios, isso não existe. Por isso, isto não serve, isto é uma reforma. Aquele que vem aqui buscando dinheiro, ganância, reconhecimento, para ver se o…. Não. Eu já tenho dez aninhos vendo o procedimento de nosso apóstolo. Vendo e olhe, bem que mereço dez anos, parece que o Senhor disse: - Martín, você precisa de mais anos de graça, porque…-. Eu tenho aprendido, irmãos e tenho visto que aqui, não há ventre, aqui é tudo pela verdade do evangelho. E ventre nós também temos, o que acontece é que o temos aí, governado, “em jejum”. Diga: AS FINANÇAS. O PROCEDER NAS FINANÇAS, O DIZIMAR NAS FINANÇAS. Isso faz diferenças. Aqui você dizima, aqui você semeia aroma suave, sacrifício aceito ao Senhor. E se você o faz, é maravilhoso, tudo o que você semeia, você colhe. Você honra esse princípio e vive reinando em vida. E se não o faz, pois então, temos a paciência para esperar que você entenda esse privilégio. Haverá diferença entre o evangelho falso e o evangelho verdadeiro? Muitas ou poucas?
O último ponto, é o C, e termino por aqui. Tito, capítulo 1; carta de Paulo a Tito. Está antes de Hebreus, certo? Tito, capítulo 1 e vamos ler desde o verso 5. Veja que uma pessoa nesse evangelho falso, vocês viram isso, uma pessoa começa a viver nesse evangelho falso e começa de bom ânimo e diz, - Ai, que lindos são os caminhos do Senhor. Que bom! Estou lendo a bíblia. Veja, comprei uma bíblia -. E eles vão lá e, - Olhe, como estava boa a campanha de libertação e expulsaram os demônios e ele começa com esse ânimo, certo? Mas com o tempo, com o tempo, como isso depende de teu esforço, esse abençoado se cansa. Quantos estavam cansados desse sistema? Desanima, dá fadiga, porque lá, é duro trato do corpo e então, há umas conseqüências bem maravilhosas quando você está no evangelho da incircuncisão. Veja Tito, capítulo 1, versículo 5 diz: "Por esta causa te deixei em Creta, para que corrigisse ao deficiente, e estabelecesse anciãos em cada cidade, assim como eu te mandei; o que for irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não estejam sendo acusados de dissolução e nem rebeldia. Porque é necessário que o bispo seja irrepreensível, como administrador de Deus; não soberbo, não iracundo, não dado ao vinho, que não tenha tendência a cobiça de ganâncias desonestas, senão hospitaleiro, amante do bem, sóbrio, justo, santo e dono de si mesmo…”Olhe, quantas classificações. Tremendas qualificações, certo? – Pastor, e tem que ter todas essas qualificações -? Não. Às vezes você está crescendo. Quantos estamos crescendo? Você vai crescendo e vai se desenvolvendo, corrigindo aquilo que está com defeitos.
Mas há uma característica bem preciosa no verso 9, diz: "Retentor da palavra…"Quê? "…fiel tal como tem sido ensinada…”Não diferente, “tal como tem sido ensinada”. "…para que também possa exortar com sã doutrina e convencer aos que contradizem.”Verso 10,"Porque há ainda, muitos contumazes…” Veja como lhes fala. "…contumazes, faladores vãos e enganadores, principalmente…”Diga: PRINCIPALMENTE. Principalmente quem? "os da…" O quê?"…da circuncisão…"Atente bem, porque Paulo disse: - Principalmente -. Porque na incircuncisão, no autêntico evangelho, podem se chegar dois ou três, com outra intenção, amadores de si mesmos. Porém aqui, Paulo disse: - Isto aparece mais, principalmente, nos da quê? Circuncisão; os apóstolos da circuncisão. 
Verso seguinte, verso 11, "Aos quais é preciso tapar a boca…”Diga: TAPAR A BOCA. Estão falando, estão falando de maneira corrompida, estão falando um falso evangelho, é necessário que se tape a boca desses. "…que transtornam casas inteiras, ensinando por ganância desonesta o que não convém.”  Por isso há pessoas, veja, há pessoas que alguém escuta dizer: - Olhe, não quero nada com igreja, eu não quero saber de evangelho -. De qual evangelho? Se não o tem escutado. Esses que dizem isso, o que não querem saber mais é de quê? Do falso evangelho, porque o evangelho ainda não foi pregado, somente agora é que está sendo pregado. Todas essas pessoas, estes da circuncisão, estes que falam, veja o sistema religioso, o que ele proporciona, patrocina o falso evangelho; o evangelho da circuncisão, o evangelho onde te dizem que você pode se perder, o evangelho onde te dizem que você tem que jejuar, que tem que sacrificar, que tem que seguir à Jesus de Nazaré, esses que estão nesse falso evangelho, transtornam. Diga: TRANSTORNAM CASAS INTEIRAS.
Isso é o que fazem, criam hipocrisia. Pegam uma família bem bonita e a fazem hipócrita. Pegam um bom cidadão que nos Domingos, ia à ciclovia ou ia ao parque e tremendo, quando ele se reunia com a família, então, de vez em quando se reunia para conversas de bate papo com os companheiros em seu trabalho, e o tornam uma pessoa azeda. E então, começa a acusar aos demais, - Veja, você, isso é do mundo, isso é do diabo -, e então, a pessoa, veja, rompeu a comunicação, transtornou sua casa. E se a senhora foi à igreja primeiro, à sinagoga, a senhora, então, começa a dizer ao esposo: - Você é um filho do diabo. Eu lhe disse que toda essa bebedeira, tudo isso é o diabo que se apodera de você -. E começa agora a azedar a vida do abençoado, e o abençoado, imagine, esse é o exemplo que vê. E diz: - Eu, se esse é o evangelho, eu… eu não quero nem saber de evangélicos -. De quê? De evangélicos? Se aqui, os únicos evangélicos somos nós, que estamos no evangelho. Quem disse a eles que eles são evangélicos? Eles não estão no evangelho, porque para os gentios, quantos evangelhos há? Um evangelho! Diga: UM EVANGELHO. O título de evangélico, eles mesmos se colocaram, esse não é o título correto. De fato irmãos, vocês sabem de uma coisa? Eu, por doze anos usei uma bíblia; jejuava, orava, repreendia ao diabo e eu dizia a mim mesmo que eu era um cristão evangélico. Cristão evangélico? Eu era um cristão judaizante. Sabe quando eu vim a conhecer o evangelho? Quando ouvi ao apóstolo José Luis de Jesus, aí conheci o verdadeiro evangelho, até aí, você não conhecia. Sim ou não? Diga: ATÉ ENTÃO EU NÃO CONHECIA. Diga: ISSO É ASSIM. Porém, esse título de evangélico, isso de ser evangélico, para ser evangélico você tem que estar no evangelho, no verdadeiro evangelho. Diga: EU ESTOU NO VERDADEIRO EVANGELHO.
E se você está me escutando, está me vendo através do vídeo, em qual evangelho você está? No da circuncisão? No de Pedro e os apóstolos? Você ainda respeita isso? Ou você está no evangelho verdadeiro? No de Paulo, no da incircuncisão. Em qual evangelho você está? – Pastor, e como é que se sabe -? Por exemplo, para você estar no verdadeiro evangelho, há um apóstolo.
Veja o verso 9, "retentor da palavra fiel tal como tem sido…" Quê? E quem é que ensina a palavra nestes tempos? Paulo. – Pastor, quer dizer que para alguém estar no verdadeiro evangelho tem que reter -? Diga: RETER. O que é reter? Agarrar. Você tem visto as senhoras quando saem aqui, no centro de Bogotá? Que elas entram no San Victorino com a carteira e a levam com dinheiro, como seguram a carteira? Rapaz, lhe dão duas voltas assim, se pudessem colocar cadeados nelas, poriam, porque elas o quê? Retém. Quantos têm a graça assim, retida? A graça e o apostolado. Diga: O APOSTOLADO. – E se não, pastor -? Ah, se não for assim então, você começa a, - a não, isso é a mesma coisa. Eu, neste Domingo vou ali naquela igreja lá da esquina porque vem um evangelista prá lá de bom -. E você então, começa, - Ah, isso, para quê semear? Eles que dêem um jeito lá -, e você começa a perder o zelo. Você sabe que no evangelho há o caso de Apolo? Foi Apolo? Qual foi o que foi arrastado pela hipocrisia deles, Juan Carlos? Barnabé, perdão, Barnabé. Diz ali em Gálatas 2, depois você leia isso, diz que Barnabé, que era discípulo de Paulo, HELLO! Diz que ele mesmo se envolveu por lá com Pedro e começou por ali a falar e com João e Tiago e quando se foi, diz que foi arrastado pela hi-po-cri-sia deles. Diga: EU NÃO SOU ARRASTADO, porque você retém, você honra, você ama esta palavra, você vive para esta palavra.
       Em qual evangelho você está, abençoado? Se você está no verdadeiro evangelho, no autêntico evangelho, há um apóstolo, o apóstolo para as nações, para a obediência à fé em todas as nações. Diga: EU ME DECLARO SUBMETIDO A UM SÓ EVANGELHO, O DA INCIRCUNCISÃO, O QUE TRATA COM MEU HOMEM INTERIOR, O QUE ME APRESENTA PERFEITO, O QUE ME APRESENTA SALVO SEMPRE SALVO, O QUE ME DECLARA COMPLETO. NÃO COM RUDIMENTOS, NÃO COM ABSTINÊNCIAS, NÃO COM DURO TRATO DO CORPO, NÃO POR JEJUNS, NÃO POR ESFORÇOS SENÃO COM A MENTE DE CRISTO. EU ESTOU NO AUTÊNTICO EVANGELHO E EU RETENHO A FORMA, A MANEIRA COMO MEU APÓSTOLO ME ENSINA ESTA GRAÇA. Eu te declaro abençoado com todas as bençãos espirituais.
 
 
publicado por brasileiro às 14:01
sinto-me: